A odontologia está em constante inovação e muitos dos procedimentos já são digitais. O uso da tecnologia 3D, por exemplo, é uma realidade e garante mais precisão no trabalho do dentista, tratamentos com melhores resultados e muito mais conforto para o paciente.

Com esse avanço, várias técnicas já podem ser realizadas com mais eficácia e em um tempo bastante reduzido. Isso porque o profissional tem acesso a imagens bastante detalhadas da cavidade bucal e suas estruturas, o que permite, inclusive, uma simulação do tratamento.

Quer entender como funciona a tecnologia 3D no consultório odontológico, os procedimentos que já utilizam a inovação e os benefícios para os pacientes? Confira nosso post!

Uso da tecnologia 3D na Odontologia

A tecnologia em 3 dimensões vem revolucionando os tratamentos de saúde e estética bucal — pois permite uma visualização perfeita das gengivas, dentes, raízes, maxilar e mandíbula. É uma perspectiva completa dessas estruturas, proporcionando procedimentos muito mais precisos.

Essa inovação no consultório só é possível com o processo conhecido como CAD/CAM, que faz a utilização de equipamentos específicos — como scanner intraoral, softwares para o planejamento do tratamento e impressora 3D.

Scanner intraoral

O escaneamento intraoral, por exemplo, consegue fazer a leitura de toda a anatomia bucal. Uma pequena câmera faz imagens completas das estruturas de forma rápida e sem causar incômodo. Com esse avanço, o uso de molde de gesso é dispensado, evitando erros e desconforto ao paciente.

A grande vantagem é que a lente pode rotacionar em todo o espaço intraoral, captando até mesmo as áreas com maior dificuldade. Esse registro é enviado para um software específico, o que permite ao profissional analisar tudo com mais facilidade, visto que tem uma visualização completa.

Impressora 3D

Após a captação dos registros e planejamento do tratamento com o uso de um software, chega o momento em que a impressora 3D entra em cena. É um equipamento que permite confeccionar blocos, coroas, próteses, facetas de porcelana, lentes de contato dental e até aparelhos ortodônticos e contenções.

São peças perfeitamente anatômicas, ou seja, terão um resultado surpreendente para o paciente. Isso porque a inovação garante qualidade e acabamento superior e alto nível de reprodutibilidade, inclusive em relação à coloração — o resultado dos tratamentos estéticos é bastante semelhante a um sorriso natural.

Tomografia computadorizada

Outro uso da tecnologia 3D é na tomografia computadorizada, permitindo o planejamento de cirurgias, como a de implante sem cortes. Com a técnica, o dentista consegue ter a noção exata de onde deve ser colocado o implante dentário, evitando cortes de bisturi ou pontos. Para o paciente, a recuperação é mais rápida.

Procedimentos mais comuns com essa inovação

A tecnologia 3D já é uma realidade no consultório do dentista, seja na captação de arquivos digitais, no diagnóstico por imagens ou na produção de peças odontológicas.

Por conta da eficácia dos tratamentos, é uma inovação que vem ganhando cada vez mais espaço. Atualmente, já tem amplo uso em diversas áreas, como:

Benefícios da tecnologia 3D para os pacientes

A tecnologia 3D facilita bastante o trabalho do dentista, traz eficácia aos procedimentos e também apresenta uma série de benefícios aos pacientes, como:

Mais conforto nos procedimentos

Para a captação das imagens da boca do paciente não há mais a necessidade de materiais viscosos para a moldagem em gesso, que podem, em alguns casos, provocar engasgos e até ânsia em algumas pessoas.

Além disso, o uso de gesso é uma técnica demorada, na qual o indivíduo precisa ficar imóvel, e também mais suscetível a erros — exigindo que seja repetida caso não saia da forma adequada. Já a captação digital das imagens das arcadas é feita em poucos minutos e com o máximo de precisão.

Redução do tempo de tratamento

Como não é preciso fazer um molde físico, os registros das estruturas bucais já são enviados diretamente para a impressora 3D, que faz a produção das peças. Assim, não há a necessidade de esperar vários dias para que o tratamento tenha continuidade.

Em muitos casos, todas as etapas são realizadas em uma única sessão, o que evita, por exemplo, o uso de prótese provisória, devido à precisão do equipamento de produção. Além disso, o paciente não precisa se deslocar várias vezes ao consultório, atrapalhando sua rotina.

Simulação do tratamento

As imagens permitem ao dentista fazer todo o planejamento e simulação do tratamento. Com isso, o paciente consegue saber como será o resultado final, já que as imagens digitais são, na verdade, uma reprodução bastante fiel de como ficará seu sorriso.

Resultado estético superior

Com equipamentos que garantem maior precisão na captura das imagens das estruturas bucais, o resultado dos tratamentos é superior — inclusive no quesito coloração. Dessa forma, o paciente pode ter um sorriso perfeito, o que, além de trazer ganhos estéticos, traz também mais confiança, o que eleva sua autoestima.

Tendências para o futuro

Com tantas vantagens para o paciente e para o trabalho do dentista, a tendência é que a maioria dos procedimentos na Odontologia possa ser feito de forma guiada (utilizando a tecnologia 3D) — com um planejamento prévio e confecções de guias que possibilitem maior assertividade nos tratamentos.

Onde encontrar esses avanços

A rede Sorrisus de clínicas odontológicas, por exemplo, acompanha esses avanços e busca sempre oferecer o que traz melhores resultados e mais conforto a seus pacientes.

Assim, a tecnologia 3D já faz parte dos procedimentos de diferentes especialidades. É o caso da ortodontia — na Sorrisus, os alinhadores são produzidos dessa forma há mais de um ano.

A confecção de próteses utiliza a inovação e é feita em laboratório próprio. Além disso, os guias cirúrgicos para implantes e exames de imagem, como tomografia computadorizada, também são realizados na Sorrisus.

A tecnologia 3D já é uma realidade nas melhores clínicas e permite que os procedimentos sejam feitos de modo mais preciso e em menos tempo. É possível fazer o planejamento digital do sorriso, realizar uma simulação prévia do resultado e obter peças odontológicas com altíssimo grau de precisão.

Ficou interessado nos tratamentos que já utilizam essa inovação? Entre em contato com a equipe de especialistas da Sorrisus e conheça mais sobre as indicações dessa tecnologia!

Clique e agende sua avaliação