Qual é a influência dos seus dentes na sua aparência? Você já parou para pensar nisso? Pois saiba que um sorriso bonito é o cartão de visitas de um candidato e, junto ao seu currículo, pode ser o responsável pelo sucesso profissional. Por isso, é tão importante cuidar da estética e da saúde bucal.

Quer entender qual é a relação entre um sorriso harmônico e melhores oportunidades de emprego? Então, confira o post que preparamos para você e veja que os dentes alinhados podem trazer outros benefícios que vão muito além da estética!

Qual é a relação entre sorriso bonito e oportunidades de trabalho?

Ao selecionar os candidatos para uma vaga de emprego, um fator que os recrutadores observam é a estética do sorriso. Essa foi a conclusão de um estudo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), publicado na revista especializada American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics.

Para chegar a esses resultados, os pesquisadores apresentaram a profissionais de Recursos Humanos imagens de candidatos com necessidade de correção ortodôntica e imagens com o sorriso dessas mesmas pessoas corrigido por um programa de computador.

Em todas os casos, os recrutadores avaliaram melhor as imagens que passaram por alterações, ou seja, candidatos com um sorriso bonito. Isso indica que apresentar dentes bem cuidados facilita a aceitação social e abre portas para o sucesso profissional.

E antes que você pense que esse fator seria um preconceito do mercado de trabalho, é preciso esclarecer que um sorriso harmônico vai muito além da estética, pois indica qualidade de vida e demonstra preocupação com os cuidados pessoais, como bons hábitos de higiene bucal.

Autoestima elevada

Além disso, pessoas que podem sorrir ou falar em público sem ter vergonha dos dentes são mais confiantes, extrovertidas, se relacionam melhor com o público e têm a autoestima mais elevada.

Dessa forma, geralmente se saem melhor em entrevistas de emprego e processos seletivos com dinâmicas de grupo — o que ajuda bastante a conseguir uma vaga de emprego.

O que muita gente não sabe é que ter dentes alinhados não melhora apenas a aparência — também previne o aparecimento de cáries, já que fica mais fácil fazer a escovação e eliminar todos os restos de alimentos, ao contrário do que ocorre com quem tem os dentes encavalados, por exemplo.

Essa situação também evita o mau hálito, um aspecto que pode prejudicar bastante o candidato em uma seleção para uma vaga de emprego.

Clique e agende a sua avaliaçãoQuais são os tratamentos odontológicos que melhoram o visual?

Muitas pessoas já perceberam os benefícios para a saúde em geral e para a melhora da autoestima que um sorriso bonito proporciona. Assim, cada vez mais cresce a procura por tratamentos odontológicos estéticos.

São procedimentos que estão mais acessíveis ao público e com tecnologia que garante resultados naturais e duradouros. Quer conhecer algumas técnicas que podem transformar seu visual e abrir portas no mercado de trabalho? Confira abaixo:

Tratamento ortodôntico

A Ortodontia pode ajudar no seu sucesso profissional. As técnicas promovem a movimentação gradual dos dentes, deixando o sorriso alinhado e harmônico.

E, hoje, o paciente encontra aparelhos ortodônticos mais eficazes, o que reduz o tempo de tratamento, e também mais discretos — como os modelos transparentes e invisíveis.

Clareamento dental

Quem quer se livrar do sorriso amarelado ou com manchas pode apostar no clareamento dental. Porém, a dica é sempre realizar esse procedimento no consultório do dentista para que tudo seja feito de modo seguro e com um bom resultado.

A tecnologia mais recente nessa área é o clareamento dental com luz violeta, em que a remoção dos pigmentos é feita de forma física, portanto altamente segura para o paciente, pois não há risco de queimaduras ou lesões nos tecidos bucais.

Lentes de contato dental

Pessoas que precisam corrigir pequenas imperfeições nos dentes podem realizar o tratamento com as lentes de contato dental. São revestimentos de porcelana ultrafinos  que recobrem dente a dente, deixando o sorriso harmônico.

É possível alterar o comprimento e largura dos dentes, se livrar de manchas que não saem com o clareamento, fechar pequenos espaços entre os dentes (diastemas), modificar o contorno dos dentes, entre outras imperfeições que prejudicam a aparência.

É um procedimento rápido e estético de alto impacto, com o mínimo de desgaste dental e com resultados que trazem o mesmo brilho e tonalidade de um sorriso natural.

Implantes dentários

A solução para quem perdeu um ou mais dentes são os implantes dentários. Os dispositivos têm a mesma aparência e funcionalidade de um dente natural e são produzidos com materiais que se integram ao organismo, com risco baixíssimo de rejeição.

São tratamentos altamente tecnológicos que transformam o sorriso, trazem qualidade de vida e podem colaborar bastante para o sucesso profissional.

Como manter um sorriso saudável e estético no dia a dia?

Se você quer manter o sorriso bonito e garantir o sucesso profissional pode adotar alguns hábitos no dia a dia, como:

  • escovar os dentes sempre após as refeições e, principalmente, antes de dormir;
  • utilizar fio dental;
  • moderar o consumo de alimentos com corantes — como café, vinho, açaí, chás, molhos industrializados e refrigerantes — para evitar manchas nos dentes;
  • evitar o consumo exagerado de alimentos muito doces, que contribuem para o surgimento das cáries;
  • não fumar;
  • não roer unhas ou morder objetos duros, como tampas de caneta.

Ademais, é fundamental visitar o dentista com regularidade, em média duas vezes ao ano, para que ele faça uma avaliação detalhada da sua boca, além daquela limpeza profissional. É o momento para fazer a prevenção e tratar os problemas bucais que podem interferir na sua saúde em geral e também na estética do sorriso.

Por isso, tenha o hábito de fazer o check-up odontológico — coloque esse compromisso na agenda e mantenha sua boca sempre saudável.

Viu só como é fundamental se preocupar com os cuidados de estética e saúde bucal? Manter o sorriso bonito com pequenos hábitos do dia a dia e procurar tratamentos odontológicos para correções na dentição podem ser a chave para o seu sucesso profissional.

Gostou das informações que trouxemos? Aproveite e compartilhe este conteúdo com os seus amigos em suas redes sociais!

Clique e agende sua avaliação