Ter o sorriso bonito e saudável vai muito além da estética, pois os dentes têm funções essenciais para o organismo, como dar início à digestão dos alimentos por meio da mastigação. A falta de um dente pode afetar a qualidade de vida do paciente, e é aí que entra o implante dentário.

Esse tipo de procedimento oferece a substituição de um ou mais dentes com resultado mais natural e funcional do que as dentaduras ou pontes. Dessa maneira, o implante dentário além de melhorar a funcionalidade mastigatória devolve a autoestima e o bem-estar para a pessoa.

Quer saber mais sobre as vantagens do implante dentário? Então, continue lendo e confira!

O que é e como é feito o implante de dentário?

O implante é composto por um pino de metal (titânio) que é inserido no osso maxilar ou mandibular, dentro da gengiva, e tem função similar à raiz do dente. Então, o dentista coloca a prótese dentaria com a aparência de um dente natural.

O procedimento é feito por meio de uma cirurgia que exige habilidade e segurança do profissional que irá operar, principalmente ser for mais de um pino a ser instalado e se as condições de saúde do paciente exigirem um cuidado maior.

Existe também a prótese dentária completa, que é fixada sobre um mínimo de quatro implantes que são distribuídos em toda a arcada. Essa é uma ótima opção para quem quer se livrar da dentadura.

Para quem esse tratamento é indicado?

O implante dentário é indicado para pessoas que perderam um ou mais dentes, que têm boa saúde e ossos (maxilar e mandibular) e gengivas completamente saudáveis.

Vale destacar essas questões porque elas são fundamentais para que o paciente seja um candidato a realizar o implante dentário, pois isso evita as complicações pós-operatórias, como infecções e má cicatrização.

O implante dentário tem contraindicações?

Sim, algumas. Embora seja um procedimento muito seguro para quem se encaixa nos requisitos, ele tem contraindicações que devem ser respeitadas para não pôr em risco a saúde do paciente e o sucesso da cirurgia. Confira as situações de contraindicação ou restrições:

  • crianças;
  • pessoas com problemas cardíacos;
  • diabéticos (não controlados);
  • pessoas com gengivas e ossos em más condições;
  • gestantes;
  • pessoas com bruxismo — doença em que a pessoa range e aperta os dentes involuntariamente;
  • pessoas com doenças crônicas ou imunossupressoras.

Lembrando que somente o dentista é capaz de avaliar se o paciente pode ou não se submeter a um implante dentário. Por isso, é importante consultar um profissional antes de descartar a possibilidade de passar pelo procedimento ou cogitar realizá-lo.

Clique e agende a sua avaliaçãoQuais são as vantagens do implante dentário?

O implante dentário traz inúmeros benefícios, tanto para a saúde física quanto para a emocional. Isso porque ter um sorriso mais bonito e funcional contribui, e muito, para o bem-estar. Afinal, quem não gosta de se sentir bem consigo mesmo, não é? Além disso, as principais vantagens do procedimento são:

Ajuda a fonética

Os dentes também exercem função importante na fala, pois a falta deles afeta diretamente a dicção, dificultando o entendimento do que a pessoa está falando.

As pontes e as dentaduras também podem ser incômodas nessa parte, já que não se fixam corretamente. Em contrapartida, os implantes permitem a reabilitação da fala de maneira efetiva.

Melhora a mastigação

A mastigação é comprometida com a perda dos dentes e, até mesmo, com as próteses dentárias móveis. Ter vontade de comer alimentos mais duros e não poder é uma realidade de quem usa dentaduras e pontes.

Com os implantes você tem vida normal e pode consumir as comidas que mais gosta, pois suas próteses estão fixas e são totalmente funcionais. Ou seja, a eficiência da mastigação da prótese total com implantes é muito superior à da dentadura.

Aumenta a autoestima

Já diz o ditado “o sorriso é o nosso primeiro cartão de visitas”. Por isso, ter os dentes bonitos e saudáveis é essencial para a sua imagem. Um belo sorriso é capaz de tornar o rosto mais harmônico e deixar a pessoa ainda mais charmosa e até jovial.

Essa técnica permite ter um sorriso natural e aumenta a autoestima da pessoa, afinal, ela se sente mais bonita e revigorada, bem como dá outro ânimo para levar a vida e eleva o astral!

Melhora a autoconfiança

Com a dentição completa e firme na boca, a pessoa tem mais segurança para falar, comer e sorrir, e isso traz a autoconfiança que é, na maioria das vezes, perdida com a falta de dentes ou com as próteses móveis.

Fornece estabilidade para a arcada dentária

As próteses dentárias fixadas nos implantes não se movem e são mais estáveis do que as dentaduras. Sendo assim, a pessoa tem mais estabilidade na boca para falar e mastigar, sem se preocupar com a movimentação das próteses.

Além do mais, as dentaduras e pontes podem não se encaixar corretamente e ficam mexendo na boca e, com isso, irritam e machucam as gengivas.

Aumenta o conforto

Os implantes dentários são confortáveis e dão a sensação de que são os seus próprios dentes naturais. Você não sente incômodo algum e pode ter uma vida normal novamente, sem qualquer incômodo.

Oferece maior integridade aos demais dentes

Alguns procedimentos, como as pontes, necessitam de desgaste dos dentes vizinhos ao da prótese para encaixar perfeitamente. Com os implantes isso não é preciso e, dessa forma, os seus outros dentes são preservados.

Pouca interferência na sensibilidade

Por cobrir o palato, as dentaduras diminuem a sensibilidade para sentir as texturas dos alimentos. Os implantes são fixados diretamente nos ossos, não tendo ligação com o palato e, por isso, não interferindo na sensibilidade ao se alimentar.

Aumenta a qualidade de vida

Por todos os benefícios já citados, os implantes dentários melhoram a qualidade de vida de modo geral. Eles devolvem as capacidades mastigatórias e da fala, elevam a autoestima e a autoconfiança e são mais funcionais do que as próteses móveis.

As vantagens do implante dentário são, realmente, incríveis! Com esse tratamento é possível ter mais bem-estar e ser livre para comer, sorrir, falar e viver sem se preocupar com os inconvenientes da dentição incompleta. Portanto, se você tem falta de um ou mais dentes, considere a possibilidade de usar os implantes e ser mais feliz com sua aparência!

Quer saber mais? Entre em contato conosco e agende uma avaliação com um de nossos especialistas na unidade Sorrisus mais perto de você!

Clique e agende sua avaliação