Todo mundo tem direito a um sorriso bonito e saudável, certo? Graças às novas tecnologias e à evolução da Odontologia, dentes belos e alinhados não são mais um privilégio de poucos — e isso não é diferente quando falamos sobre próteses dentárias.

Entre as novidades está a prótese protocolo, uma inovação odontológica que chegou para ocupar o lugar das já conhecidas dentaduras.

Neste artigo, você vai descobrir os segredos por trás dessa tecnologia, suas vantagens e como funciona cada etapa da instalação de uma prótese de protocolo na Sorrisus. Quer aprender a sorrir novamente, sem dor? Então, boa leitura!

Quais são as diferenças entre dentaduras e a prótese protocolo?

Próteses protocolo, ao contrário de dentaduras, são fixadas à boca do paciente com auxílio de implantes e não podem ser removidas sem a atuação de um dentista.

Feitos de titânio cirúrgico, os implantes são responsáveis por conectar a prótese à maxila e à mandíbula do paciente. Em média, são instalados de quatro a seis pinos para a arcada inferior (mandíbula) e de seis a oito pinos para a arcada superior (maxila).

Confira agora as vantagens da prótese protocolo!

Segurança e estabilidade na mastigação

Por serem fixas à boca, as próteses protocolo trazem de volta a confiança no ato de mastigar. Isso significa liberdade para comer até mesmo alimentos mais duros, como uma goiaba, uma maçã ou o churrasco do fim de semana.

Mais conforto ao falar e sorrir

Já se foi o tempo em que as dentaduras “balançavam” pela boca. Próteses protocolo permitem a ampla movimentação da mandíbula ao falar e sorrir, devolvendo a sensação de uma dentição completa — sem precisar se preocupar com eventuais deslizes e desencaixes dos dentes.

Maior higiene

Chega de mergulhar dentaduras em água ou soluções “milagrosas”. Próteses protocolo são mais práticas no quesito higienização — justamente por serem idênticas a dentes reais. A recomendação aqui é utilizar as tradicionais escovas de dente, contando com o auxílio do fio dental e de jatos de pressão para alcançar os pontos de limpeza mais difíceis.

Garantia de integridade da mucosa bucal

Dentaduras são suportadas pela mucosa, tecido mole que compõe o sistema periodontal. Então, por serem apoiadas nas gengivas, essas próteses podem causar inflamações e machucados com o tempo, gerando até mesmo uma formação excessiva de tecido. Já as próteses protocolo não têm contato direto com a gengiva, evitando desgastes por fricção e ressecamento da mucosa bucal.

Estabilidade óssea da boca

Pouca gente sabe, mas a perda dos dentes pode levar à degradação dos ossos da boca. A ausência de carga proporcionada pelos dentes causa reabsorção do tecido ósseo, provocando o envelhecimento precoce da estrutura bucomaxilofacial — responsável pela sensação de “boca murcha” e de queixo proeminente, comum em idosos.

Com a prótese protocolo, os implantes oferecem a carga necessária a toda arcada dentária, evitando a reabsorção óssea e o envelhecimento precoce da boca.

Clique e agende sua avaliaçãoQuais materiais são usados na prótese protocolo?

Próteses protocolo podem ser fabricadas em acrílico ou porcelana, com a resistência e o valor agregado sendo a principal diferença entre elas.

Próteses em acrílico

São mais baratas que as próteses em porcelana, mas ainda conferem resistência e um alto nível de detalhes aos dentes, em comparação com as dentaduras convencionais.

Próteses em porcelana

Produzidas em zircônia, as próteses protocolo de porcelana têm um valor agregado maior, mas conferem ainda mais resistência e riqueza de detalhes aos dentes. São muito utilizadas na arcada superior, por valorizarem a linha do sorriso.

Próteses mistas (acrílico e porcelana)

Por serem mais resistentes, próteses feitas exclusivamente em porcelana podem causar incômodo nos pacientes durante a fala e a mastigação. Para evitar a sensação de “pratos se chocando”, o recomendado é que esse tipo de material seja mesclado com o acrílico — que é aplicado à arcada inferior.

Como é feito o tratamento Sorrisus?

Na Sorrisus, a aplicação da prótese protocolo segue os padrões de qualidade e atendimento humanizado que fizeram da marca uma referência no tratamento odontológico. Todos os procedimentos contam com anestesia sem dor e cicatrização por laserterapia.

Os pacientes são recebidos por uma equipe multidisciplinar, que utiliza equipamentos e tecnologias de última geração do início ao fim do tratamento.

Etapas de implantação da prótese protocolo

Diagnóstico e avaliação da estrutura bucal

Na primeira etapa, são realizados todos os exames diagnósticos no paciente. O profissional avalia se existem dentes remanescentes que precisam ser extraídos, bem como se há necessidade de aplicação de enxertos ósseos na mandíbula para aplicação dos implantes.

Caso haja a aplicação do enxerto, o paciente deve aguardar pelo período de reintegração óssea — quando há regeneração do tecido para aplicação dos implantes. Esse período pode levar de seis a oito meses, dependendo da integridade do osso.

Aplicação dos implantes

Feita a primeira avaliação e a possível aplicação de enxertos ósseos na boca, é hora de aplicar os implantes de titânio. Os pinos são aplicados às arcadas inferior e superior, e sua quantidade pode variar conforme a estrutura bucal do paciente.

No caso da arcada inferior, há a possibilidade de carga imediata da prótese protocolo, caso haja estabilidade óssea suficiente. Caso seja necessário um período de cicatrização, aguarda-se de três a cinco meses para instalação da prótese.

Por ter ossos mais porosos, a arcada superior exige um período de seis meses até a instalação da prótese, quando acontece a osseointegração.

Os implantes são feitos em titânio — material biocompatível e com baixo nível de rejeição. Eles podem variar em tamanho e formato conforme a condição de cada paciente. Existem materiais no mercado que proporcionam uma osseointegração mais rápida, mas têm um valor agregado maior.

Reabertura e instalação dos conectores

Uma vez cicatrizados os implantes, é feita uma cirurgia de reabertura e instalação dos cicatrizadores para que a gengiva cicatrize em volta do implante e possibilite a instalação dos conectores — peças responsáveis por encaixar os pinos às próteses protocolo. Esse procedimento é realizado dias antes da instalação da prótese.

Instalação da prótese protocolo

Passado o período de cicatrização, é feito o planejamento e a moldagem da prótese protocolo em laboratório. Uma vez confeccionados, os componentes protéticos são afixados à boca pelo dentista, com auxílio dos conectores ligados aos implantes.

As próteses Sorrisus são todas impressas por meio da tecnologia de impressão CAD/CAM 3D, que proporcionam alta riqueza de detalhes aos dentes implantados.

Próteses de acrílico levam dez dias para serem fabricadas em laboratório. Já as próteses de porcelana precisam de um pouco mais de tempo para serem produzidas, com o processo podendo levar até 15 dias para ficarem prontas.

Garantia Sorrisus para próteses protocolo

Além do tratamento humanizado e sem dor, da tecnologia de ponta e da equipe multidisciplinar, a Sorrisus conta com mais um diferencial para suas próteses protocolo: produzidos com os melhores materiais disponíveis no mercado, tanto as próteses de acrílico quanto os de porcelana contam com dois anos de garantia.

Como cuidar da sua prótese protocolo?

Feito o implante, é hora de cuidar da sua prótese protocolo para garantir um sorriso belo e duradouro! Da mesma forma que os dentes reais, sua prótese precisa ser escovada pelo menos três vezes ao dia e após todas as refeições.

Além de contar com o auxílio da escova de dentes e do fio dental, é aconselhada a utilização de jatos portáteis de pressão — que permitem uma limpeza profunda da interface entre a prótese e a gengiva.

Visitas anuais ao dentista também são obrigatórias — preferencialmente ao profissional responsável pelo implante. Esse é o momento em que ele vai desacoplar a prótese protocolo, avaliar a integridade dos conectores e efetuar uma limpeza mais profunda de todo o sistema.

Por último, mas não menos importante, caso sinta qualquer desconforto ou incômodo em sua prótese protocolo, não hesite em visitar o seu dentista!

Ficou interessado em uma prótese protocolo? Quer deixar seu sorriso ainda mais belo? Converse com a gente e faça agora mesmo a sua avaliação!

Clique e agende sua avaliação