Ao realizar um tratamento odontológico, qual momento deixa você mais tenso? Para muita gente é o de aplicar o anestésico — aquela hora que junta o pavor da agulha com o eventual receio de estar sentado na cadeira do dentista. O medo de anestesia é bastante comum entre os pacientes.

A boa notícia é que existem tecnologias que facilitam esse processo e já são utilizadas pelas melhores clínicas do Brasil. É o caso da rede Sorrisus, que inclui em seus tratamentos a técnica da anestesia sem dor, o que deixa qualquer um mais confortável.

Ficou curioso para entender como essa inovação funciona? Confira nosso post e entenda melhor como é o trabalho da Sorrisus para deixar os pacientes mais despreocupados quando o assunto é anestesia!

Por que muitas pessoas têm medo de anestesia do dentista?

A função da anestesia é tirar a dor durante os procedimentos odontológicos, no entanto sua aplicação deixa muitos pacientes tensos. Na verdade, o problema não está somente na medicação em si, mas no medo do dentista.

Antigamente, era relativamente comum, em muitos consultórios, não haver tanta preocupação com o bem-estar do paciente durante os procedimentos. O tratamento para muitos casos era a extração dentária — que mesmo sendo feita com anestesia, pode causar muitos traumas nos pacientes.

Sem contar que os profissionais não contavam com os avanços técnico-científicos mais recentes nem com a gama de equipamentos tecnológicos que fazem parte dos tratamentos atuais.

Dessa maneira, o medo do dentista leva a pessoa a ter essa aversão à anestesia. O problema desse trauma é que, muitas vezes, ele é passado de geração em geração. Muitas vezes, a criança chega para a primeira consulta e já está nervosa, mesmo sem nunca ter contato com esse profissional.

Certamente isso ocorre porque os pais ou outros familiares transmitiram para ela esse receio, por conta de uma experiência ruim no passado.

Medo de agulha

O medo do dentista se soma à aflição que muitas pessoas têm só de pensar em agulha, seja no tratamento odontológico, para fazer exame de sangue ou tomar vacina. Resultado: a anestesia do dentista se torna uma das piores coisas para os pacientes.

Alguns sentem realmente uma fobia na hora da aplicação do anestésico e o dentista pode perceber efeitos como ansiedade, suor e outros que demonstram a tensão do momento.

Como despreocupar o paciente que tem medo de anestesia?

Na Sorrisus, o foco é que os pacientes fiquem confortáveis e à vontade para realizar qualquer tratamento. Para isso, a clínica:

  • conta com som ambiente e espaços agradáveis;
  • preza pelo atendimento humanizado — uma forma de acolhimento do paciente que deixa ele mais relaxado e seguro para fazer os procedimentos;
  • oferece tratamento lúdico para as crianças — com um ambiente especial, conversas e brincadeiras;
  • se necessário, faz uso de óxido nitroso, sedação que relaxa o paciente — conforme ele vai inalando o gás, fica bem relaxado e tranquilo. É indicado para pessoas muito ansiosas ou com fobia;
  • prioriza o uso de tecnologias para evitar desconfortos durante os procedimentos — como a anestesia sem dor.

Como funciona a anestesia sem dor?

É um método diferenciado, pois faz uso do gotejamento computadorizado do anestésico — é utilizado um aparelho, chamado Morpheus, que controla a quantidade da substância e a velocidade da aplicação.

Ele aplica a anestesia de forma lenta, de modo que o paciente não sente a agulha e fica mais tranquilo na hora de realizar o tratamento odontológico.

Outras vantagens da anestesia sem dor são:

  • segurança, pois há a necessidade de aplicar menos anestésico, já que a substância é direcionada exatamente na área a ser trabalhada. Assim, há menos chance de toxicidade;
  • o paciente fica anestesiado por menos tempo, ou seja, não vai ficar o dia inteiro com a boca pesada, lábios e bochechas dormentes, o que causa incômodo, dificulta a fala e até a alimentação.

Contraindicações

A anestesia sem dor tem as mesmas contraindicações da versão comum. Por exemplo, se a pessoa é alérgica ao anestésico ou está com a pressão muito alta, deve-se evitar usar a substância naquele momento ou reduzir a quantidade.

Utiliza-se o mesmo anestésico e a mesma agulha do que a da convencional. O que diferencia é que na tradicional quem aplica é o dentista — então a força e a velocidade da aplicação é controlada pela mão do profissional. Na anestesia sem dor, quem controla a quantidade e velocidade é o equipamento.

Clique e agende sua avaliaçãoQual é a importância da equipe multidisciplinar nesse processo?

Escolher uma clínica com profissionais de diferentes especialidades — como a Sorrisus — também é uma maneira de deixar o paciente mais tranquilo e confiante.

Isso porque ele consegue realizar uma série de tratamentos no mesmo ambiente, ou seja, um local que já conhece a forma de trabalho, a maneira diferenciada de atendimento, as tecnologias utilizadas etc.

Por que escolher a Sorrisus?

A filosofia da Sorrisus é voltada justamente para desmistificar a questão de que ir ao dentista é algo ruim. Assim, é uma rede de clínicas que trabalha para promover o bem-estar de seus pacientes, com um ambiente agradável e o uso de tecnologias visando ao conforto nos tratamentos.

Outro ponto que a Sorrisus valoriza é a empatia, por isso seus especialistas entendem os receios dos pacientes e buscam meios para que eles fiquem mais à vontade — têm um cuidado especial com as crianças, trabalham o psicológico das pessoas e utilizam as tecnologias mais recentes nos procedimentos. O intuito é que eles fiquem satisfeitos com o tratamento.

Viu só como você não precisa ter medo de anestesia do dentista? Ao escolher uma clínica diferenciada como a Sorrisus será atendido de forma acolhedora e por profissionais de diferentes especialidades. Poderá realizar qualquer tratamento de forma confortável com o uso de equipamentos inovadores — como o de anestesia sem dor.

Agora você já sabe que pode cuidar de sua saúde e estética bucal de forma tranquila. Se quiser mais esclarecimentos sobre os diferenciais dos tratamentos e do atendimento da Sorrisus, entre em contato e tire todas as suas dúvidas!