É de conhecimento de todos que para ter dentes fortes, bonitos e saudáveis é preciso manter uma boa higiene bucal, antes de tudo. Mas você sabia que alguns alimentos também contribuem, e muito, para uma boa saúde bucal?

É verdade! A alimentação influencia diretamente no ambiente da sua boca, tornando-o mais propício ou não ao surgimento das cáries e outros problemas bucais. Por isso, consumir alimentos que protegem e fortificam os dentes é mais uma maneira de ter o sorriso sempre bonito!

Quer saber quais são os principais alimentos que fazem bem aos dentes? Então, confira a nossa lista com os 18 itens que precisam estar na sua dieta!

Frutas

1. Morango

Além de delicioso, o morango contém ácido málico, um adstringente natural que auxilia na remoção de manchas, deixando os dentes mais brancos. Ele também é fonte de vitamina C que previne a formação de placa bacteriana.

Vale lembrar que é necessário lavar a boca após comê-los, já que o ácido pode prejudicar o esmalte dental.

2. Pera

É comum as pessoas comerem maçã para limpar os dentes, e isso realmente funciona. O que muitos desconhecem é que a pera também exerce essa função! Sendo assim, podemos variar nos sabores, certo?

3. Uva-passa

Embora as frutas secas nem sempre sejam grandes amigas dos dentes por aderirem facilmente e conterem muito açúcar, a uva-passa é absolvida por uma questão: ela tem substâncias que previnem a formação de placas bacterianas e, consequentemente, as cáries.

4. Cranberries

Essas frutinhas são ricas em polifenóis, um antioxidante que ajuda a eliminar as bactérias ruins da boca. Na versão in natura ainda são eficazes em interromper a formação de placas bacterianas.

Vegetais

5. Alho

Além de deixar o sabor da comida ainda mais gostoso, a alicina, uma substância encontrada no alho, tem propriedades bactericidas. Ou seja, ela auxilia na redução das bactérias maléficas, prevenindo o surgimento das cáries.

6. Grãos integrais

O consumo regular dos grãos integrais ajuda na salivação e na limpeza dos dentes, diminuindo o acúmulo de restos de alimentos na boca. Dessa forma, você mantêm as gengivas ainda mais saudáveis. Faz parte desse grupo: o milho, o arroz, a cevada, a aveia, o centeio, entre outros.

7. Aipo

Esse vegetal fibroso age como uma escovação natural e até como uma forma de fio dental. Isso porque ao serem mastigadas, as fibras funcionam como um esfregão limpando todos os cantos da boca.

8. Gengibre

Essa raiz tem ação bactericida, reduzindo a quantidade de bactérias nocivas na boca. Ao mastigá-lo, o gengibre também aumenta a produção de saliva, facilitando a remoção de resíduos de comida.

9. Espinafre

Você pode pensar que essa folhosa é mais um dos alimentos que fazem bem para os dentes por ajudar na salivação e limpeza da boca, certo? Sim, também, mas tem mais! O espinafre contém ácido oxálico, um componente que atua positivamente na absorção do cálcio presente no leite e derivados.

10. Leguminosas

Esses vegetais, tão comuns na nossa alimentação diária, são ricos em fósforo — mineral capaz de unir o cálcio e tornar os ossos e dentes mais fortes. Como exemplo de leguminosas podemos citar o feijão, a soja, a lentilha, o grão-de-bico e outros.

11. Hortaliças verde-escuras

Couve, brócolis, rúcula… Além da cor, essas folhosas têm em comum os minerais, como o ferro e o cálcio, importantes para a saúde bucal. Elas também têm substâncias que protegem os dentes do ataque de bactérias cariogênicas.

Proteínas e gorduras

12. Nozes, castanhas e amêndoas

Essas oleaginosas demandam de maior tempo de mastigação, aumentando a produção da saliva, que, junto com as fibras que elas têm, promovem a limpeza dos dentes. Já a gordura presente evita que as bactérias causadoras das cáries grudem nos dentes e gengivas.

13. Peixes de águas profundas

Esse tipo de peixe, como o salmão, a sardinha e o atum, é muito saboroso e rico em ômega-3 — uma gordura que faz bem para o organismo e aumenta a imunidade —, além de ser fonte de vitamina D e, por isso, excelente para fortificar os dentes, porque essa vitamina é fundamental para a fixação do cálcio nos ossos e dentes.

14. Ovos

São excelentes fontes de proteínas de alto valor biológico e gorduras, que são nutrientes essenciais para a saúde das gengivas. Além do mais, têm vitamina D, que ajuda na fixação do cálcio.

15. Queijo

Por ser um derivado do leite, o queijo faz bem para os dentes — afinal, é mais uma fonte para ingerir o cálcio, certo? Sim, isso é verdade. Mas o queijo ainda leva algumas vantagens.

Enquanto você mastiga um pedaço de queijo duro, o cálcio ali presente já vai sendo absorvido pelo esmalte dentário. Além do mais, ele diminui a acidez da boca, neutralizando o pH, o que a deixa menos propensa às cáries.

Ainda tem mais um benefício: a gordura presente nos queijos forma um filme sobre os dentes, fazendo com que as bactérias não grudem.

Outros

16. Goma de mascar sem açúcar

Além de ser uma ótima guloseima para matar a vontade de doce, as gomas de mascar adoçadas com xilitol ainda protegem seus dentes das cáries. Isso mesmo! Esse tipo de adoçante natural inibe o crescimento das bactérias que levam às cáries.

17. Wasabi

Agora você pode ter mais um motivo para comer comida japonesa! O wasabi, uma pasta picante que serve para temperar o sushi, combate as cáries, impedindo que as bactérias se depositem nos dentes e nas gengivas. Ótima razão, certo?

18. Chá preto e chá-verde

Quem diria que essas bebidas famosas pelos poderes digestivos e termogênicos também podem ajudar no combate às cáries? Elas contêm polifenóis, que são conhecidos por diminuir as bactérias da boca.

Os alimentos que fazem bem aos dentes são especialmente nutritivos e saborosos. Além disso, ainda são fáceis de encontrar e de consumir. Portanto, para manter o seu sorriso sempre bonito e distante das cáries, inclua esses itens na sua alimentação!

Agora que você já sabe mais sobre saúde bucal, que tal passar essas informações para os seus amigos? Compartilhe este post nas suas redes sociais!