Para ter dentes fortes, bonitos e saudáveis é preciso, além de cuidar da higiene bucal, também visitar o consultório odontológico regularmente. E você, vai com que frequência ao dentista?

Adiar o check-up odontológico pode trazer graves consequências à saúde bucal e ao organismo, em geral. Afinal, somente o dentista é capaz de avaliar se está tudo bem com a sua boca ou se é necessário algum procedimento para evitar problemas futuros.

Neste post, vamos falar sobre a importância de consultar o seu dentista regularmente e o que implica a falta desse cuidado. Quer saber mais? Continue a leitura e confira!

Qual é a periodicidade ideal?

Se você é do tipo de pessoa que só vai ao dentista quando tem um problema, uma dor de dente, por exemplo, saiba que isso pode prejudicar a sua saúde bucal. Quando o dente chega a doer é porque algo está errado, como uma cárie profunda, o que poderia ser evitado se consultasse o odontologista regularmente.

O aconselhável é que essa visita aconteça de, pelo menos, 6 em 6 meses, caso o paciente não esteja realizando algum tratamento que demande mais sessões. No entanto, assim como num check-up médico, a idade e outros fatores influenciam nessa questão.

As crianças entre 6 a 8 anos devem ter uma regularidade maior, já que nessa fase de troca de dentição estão mais suscetíveis ao aparecimento de cáries. Os idosos também precisam ter mais assiduidade por conta de problemas dentais comuns com o avanço da idade, como a xerostomia (boca seca) e a perda dentária.

As pessoas que têm tendência a apresentar gengivite e tártaro, bem como os fumantes e indivíduos que ingerem bebidas alcoólicas com regularidade, também devem ficar mais atentos com a frequência ao dentista.

Nesses casos, o profissional odontologista vai determinar qual será a periodicidade adequada para tratar e prevenir complicações na saúde bucal.

Clique e agende a sua avaliaçãoQuais são os benefícios de ir com frequência ao dentista?

Algumas pessoas podem achar que é desnecessário ir ao dentista sem ter, de fato, um problema nos dentes que mereça atenção. Mas a verdade é que o hábito de fazer o check-up bucal frequentemente traz inúmeros benefícios tanto para a qualidade de vida quanto para o bolso. Veja:

Melhora a autoestima

Indo ao dentista regularmente e seguindo as recomendações corretamente você terá dentes fortes e bonitos. O profissional será capaz de indicar tratamentos específicos para melhorar a estética, como o aparelho ortodôntico ou o clareamento dental.

Ele ainda pode ajudar você a ter uma higiene bucal mais adequada, eliminando possíveis problemas, como o mau hálito ou outra situação que cause constrangimento. Dessa forma, com o sorriso alinhado e saudável a sua autoestima aumenta, deixando você mais feliz com a sua aparência.

Tira o medo das crianças

As crianças geralmente têm medo de ir ao dentista, e isso pode perdurar para o resto da vida — é comum encontrar adultos que também têm receio dos tratamentos odontológicos.

Por isso, levar as crianças com frequência ao dentista, além de evitar procedimentos dolorosos pelo agravamento de cáries, por exemplo, ainda faz com que elas se acostumem com o ambiente odontológico.

Dessa maneira, a ida ao odontologista ficará cada vez mais tranquila, já que os pequenos estarão habituados com isso. Além disso, essa prática os mantêm mais interessados em cuidar da saúde bucal.

Previne complicações

Na maioria das vezes as doenças dentárias são bem silenciosas. Isso quer dizer que quando chegam a incomodar é porque já estão mais avançadas, causando muitos danos aos dentes e à boca.

Com as visitas regulares ao odontologista, ele avaliará as condições da sua saúde bucal e fará as intervenções necessárias para prevenir maiores problemas, como periodontites, gengivites e até o câncer de boca.

Economiza tempo e dinheiro

Você pode até achar que fazer check-up odontológico todos os anos vai sair mais caro do que ir ao consultório somente quando precisar. Porém, na prática, ocorre o contrário.

O que é mais em conta: uma obturação ou um tratamento de canal? A primeira opção, certo? Quando você vai ao dentista regularmente, ele é capaz de detectar os problemas em estágio inicial, que podem ser resolvidos com tratamentos mais simples e com menor custo do que os procedimentos complexos.

Além disso, alguns tratamentos mais elaborados necessitam de mais sessões para serem realizados, demandando ainda mais da disponibilidade de tempo do paciente.

O que é feito em um check-up odontológico?

Os procedimentos realizados no check-up odontológico são corriqueiros, porém essenciais para identificar problemas e certificar que está tudo nos conformes.

Para isso, o dentista observará a boca e os dentes à procura de alguma alteração. Para garantir que está tudo bem com as raízes e os ossos que suportam os dentes, fará uma radiografia.

Por fim, se for detectado algo de anormal, fará a prescrição do tratamento adequado. Caso contrário, é feito uma profilaxia dental, que nada mais é do que uma limpeza profunda nos dentes que remove as placas bacterianas, e a aplicação de flúor para proteger das cáries.

Vale lembrar que é importante procurar uma clínica odontológica de confiança com profissionais capacitados. Dessa maneira, você assegura que terá o melhor atendimento.

Quais são os problemas de adiar a visita ao consultório dentário?

Você sabia que problemas bucais podem ser causadores de doenças cardíacas? Sim! As bactérias patogênicas que estão no dente doente podem atingir a corrente sanguínea e atacar o coração, levando à endocardite bacteriana ou, até mesmo, ao infarto.

Um abscesso proveniente de uma infecção dental pode dar origem a outras infecções ainda mais sérias, como aconteceu com a modelo Renata Banhara, em que as bactérias chegaram até o cérebro, deixando-a em condição muito grave.

Por tudo o que vimos, podemos concluir que ir com frequência ao dentista é a melhor maneira de prevenir doenças causadas por maus cuidados com a saúde bucal em todas as fases da vida. Além do que, promove mais qualidade de vida e bem-estar.

Quanto tempo faz desde o seu último check-up com o dentista? Que tal entrar em contato conosco e agendar agora mesmo a sua consulta? Estamos preparados para atender você e toda a sua família com o que há de melhor em odontologia!

Clique e agende sua avaliação