A odontologia é, sem sombra de dúvidas, uma das ciências mais dinâmicas. Por conta disso, ela está em constante evolução e desenvolvimento, e a cada dia novas e empolgantes tecnologias surgem para melhorar ainda mais os tratamentos e a vida dos pacientes que a ele se submetem. Esse é o caso do Digital Smile Design, o tema de nossa conversa de hoje.

Com o passar do tempo, os pacientes mais exigentes e conscientes de sua própria realidade passaram a querer mais. Com isso, as idas ao dentista deixam de ser apenas para manter a saúde bucal, mas se tornaram também um ato de escolha por um sorriso cada vez mais adequado ao perfil de cada indivíduo, ou seja, confiante e moldado com base nas características e particularidades de cada um.

Para a obtenção de um sorriso mais harmônico, sempre respeitando as características físicas, as personalidades e o estilo de vida de cada paciente, o dentista responsável utiliza uma série de técnicas e abordagens que, juntas, compõem o que chamamos de DSD. A sua implantação favorece grandemente a satisfação do paciente com o resultado final.

Porém, afinal, o que o que é o Digital Smile Design? Como esse tipo de abordagem é feita e quais são os seus principais benefícios? A seguir, veremos um pouco sobre essa incrível metodologia e você ficará por dentro de suas principais características, conhecendo o seu funcionamento de maneira muito mais ampla. Boa leitura.

Afinal, o que é o Digital Smile Design?

Como o próprio nome já nos dá uma dica, mesmo que não tenhamos qualquer conhecimento prévio da língua inglesa, o Digital Smile Design é, em poucas palavras, um trabalho de design efetuado em nosso sorriso. Afinal, como isso acontece na prática e de maneira um pouco mais elucidada?

Bom, de maneira geral, podemos começar a nossa explicação por um dos principais pilares do DSD: o estudo da relação entre os elementos físicos de um sorriso, como a estrutura facial de um paciente e as relações entre os dentes, gengivas, lábios e até o estilo de vida daquele indivíduo em questão.

Tudo isso ocorre para que exista um equilíbrio entre os principais elementos, sempre em busca de um sorriso muito mais equilibrado e adequado às características físicas, pessoais e ambientais daquela pessoa. Consequentemente, esse tipo de trabalho faz com que os pacientes se tornem muito mais confiantes.

Esse tipo de protocolo utiliza dois importantes elementos em combinação: a tecnologia, com o uso de novos e incríveis procedimentos, e a participação ativa dos pacientes nesse contexto. Isso torna os resultados muito mais satisfatórios e adequados às expectativas de todos os envolvidos.

Uma das características mais marcantes do Digital Smile Design é justamente a utilização de novas tecnologias para suprir as demandas de pacientes mais exigentes, tornando possível a visualização do fim do tratamento antes mesmo de fazê-lo. Assim, é possível alterar algumas abordagens e guiar os protocolos em busca daqueles objetivos específicos.

Por isso, em outras palavras, podemos dizer que o dentista responsável por esse processo é um verdadeiro artista que esculpe sorrisos, sempre em parceria com o próprio paciente, que também atua como projetista e que toma as rédeas de seu próprio tratamento, passando a ter uma autonomia muito maior em relação à própria saúde.

Em síntese, ou seja, em poucas palavras, o Digital Smile Design é baseado em análises das proporções faciais, da personalidade e do estilo de vida de cada um dos pacientes para a obtenção de um sorriso mais equilibrado e confiante.

Durante todo o processo, o próprio paciente participa ativamente e opina sobre os caminhos que deverão ser tomados, entrando em consenso com o dentista sobre os próximos passos.

Clique e agende sua avaliaçãoQual é a história do Digital Smile Design e como essa abordagem surgiu?

O que é, afinal, a beleza? Esse conceito pode ser visto por diferentes ópticas e os padrões daquilo que é belo divergem grandemente ao decorrer da história. Para observar esse tipo de afirmação, basta observar algumas manifestações artísticas e culturais, como as pinturas renascentistas ou até mesmo os ídolos de poucas décadas atrás.

Esse exercício faz com que possamos perceber que nem sempre o que é belo para um, pode ser também para o outro. Isso também mostra claramente que o conceito de beleza pode variar muito, não só entre eras ou períodos da história, mas também entre pessoas. Assim, fica muito mais fácil perceber qual é o papel do Digital Smile Design e como ele conversa com as necessidades dos pacientes da odontologia.

Para compreendermos melhor, vamos fazer uma analogia com as peças de vestuário. Cada pessoa tem um biotipo bastante característico e um estilo próprio, certo? Portanto, mesmo as pessoas que têm a mesma altura e peso corporal podem não se dar tão bem com a mesma peça de roupa.

Por exemplo: uma calça número 42 pode não vestir da mesma maneira duas pessoas teoricamente parecidas. Enquanto em uma delas o tecido pode ficar perfeito, em outra o caimento pode não ser tão bom. Isso ocorre por pequenas características diferentes, como a presença ou não de mais quadril, pernas mais finas ou mais grossas e até mesmo o comprimento dos membros inferiores.

Da mesma maneira, até mesmo gêmeas idênticas podem ter estilos diferentes e não gostar de determinada roupa. Ainda, é possível afirmar que aquele tecido específico talvez não combine muito com as necessidades de cada uma, seja por conta da dinâmica do dia, que pede uma peça mais confortável ou mais formal, ou por preferências pessoais.

Conseguiu compreender? O mesmo ocorre com o nosso sorriso. Podemos admirar completamente o modo como aquela atriz ou ator famoso sorri; seus dentes alinhados e perfeitos tornam aquela pessoa ainda mais bela e confiante. Apesar disso, aquela pessoa tem características completamente diferentes e o que cai bem nela, pode não ser a melhor opção para você.

Pensando nisso, o Dr. Christian Coachman, referência em odontologia em todo o mundo, criou o Digital Smile Design. Com ele, é possível observar os pontos certos, encontrar o que é melhor para cada paciente e criar uma abordagem de protocolos e tratamentos que visam personalizar a terapia odontológica.

Assim, em vez de copiar o sorriso de alguém com protocolos pré-definidos, o DSD utiliza a tecnologia e a participação dos pacientes para criar um protocolo personalizado e único.

Isso é importante pois definirá quais são os tratamentos que serão utilizados para obtenção de um sorriso harmônico e também individualizado, fazendo o que é melhor para a saúde e a estética de cada pessoa.

Quem é o Dr. Christian Coachman?

O Dr. Christian Coachman, idealizador do Digital Smile Design, é tido atualmente como um dos dentistas mais renomados de todo o planeta, sendo visto como uma referência em próteses e em procedimentos que têm como principal objetivo a transformação de sorrisos com a participação ativa dos pacientes.

Formado pela Universidade de São Paulo (USP), o currículo do Dr. Coachman é extenso e repleto de honrarias, o que deu a ele o título de um dos 10 Dentistas Mais Influentes no Reino Unido, publicado pela revista Dentistry Magazine de 2015.

Atualmente, ele faz parte da Well Clinic, uma instituição com mais de 150 anos de tradição em fornecer o melhor tratamento possível para os pacientes odontológicos e mudar as suas vidas por meio dos procedimentos realizados.

Quais são as principais diferenças entre sorriso perfeito e sorriso confiante?

Como vimos no tópico anterior de nossa conversa, os conceitos de beleza podem divergir muito por uma série de fatores, que incluem: personalidade, fatores ambientais, cultura, preferências, estilo de vida, entre outros. Por isso, o que é belo para um indivíduo pode não ser exatamente o mesmo que outro consideraria esteticamente agradável.

Além disso, a perfeição é um conceito completamente inatingível e também muito relativo. Por conta disso, o DSD não trabalha exatamente com essa terminologia, optando por uma abordagem pautada em sorrisos confiantes e adequados para seus pacientes.

Como conversamos, um belo sorriso é aquele que respeita as características físicas de cada paciente, harmonizando com os elementos faciais que cada pessoa possui. A proporcionalidade entre tais pontos é crucial, trazendo um resultado muito mais agradável esteticamente.

Outro ponto de suma importância é o respeito ao estilo de vida de cada um e da manutenção da integralidade das funções bucais. Elas envolvem, por exemplo, a mastigação, que é uma ferramenta crucial para o bem-estar e que quando está comprometida, pode trazer uma série de problemas de saúde para o paciente, como dores de cabeça e redução da qualidade de vida.

Quando combinados com a tecnologia e a capacitação de um bom odontologista, conseguimos o que chamamos de um sorriso confiante. Esse é o sorriso perfeito para aquele paciente de forma individualizada, adequado às suas características físicas e à vida que ele leva, permitindo que ele sorria com confiança e execute suas tarefas do dia a dia com conforto, saúde e segurança.

Quais são os benefícios do Digital Smile Design para os pacientes?

Até aqui, já entramos em contato com alguns dos principais benefícios do Digital Smile Design para seus pacientes (e, também, para os profissionais responsáveis pela execução dos tratamentos). Agora, no entanto, conversaremos sobre eles de forma mais aprofundada, trabalhando um pouco mias essa questão. Vamos lá?

Tratamento mais humanizado e personalizado

Um dos grandes problemas enfrentados na área da saúde é a falta de humanização nos tratamentos e na relação com os pacientes. Por isso, encontrar um dentista que sabe lidar com as pessoas e que faz uso da abordagem do DSD é uma certeza de que o processo será humanizado e eficaz.

Isso acontece por conta do respeito e da participação ativa dos pacientes na abordagem e escolha dos tratamentos que serão feitos, a partir das imagens obtidas. Juntos, ele e o dentista criam, assim, um laço baseado no respeito mútuo e no compartilhamento de opiniões, o que diminui questões como o medo desse profissional e a falta de confiança nos procedimentos.

Mais satisfação com o resultado final

Imagine fazer um tratamento e sair completamente insatisfeito com o resultado final? Infelizmente, esse tipo de situação era corriqueira antes do surgimento do Digital Smile Design e não por conta da falta de habilidade dos dentistas responsáveis, mas pela dificuldade de visualização mental de como seria o resultado obtido ao fim do tratamento.

Com o DSD, no entanto, a coisa muda completamente de figura e é possível obter, por meio das imagens, uma ideia muito fidedigna de como ficará o sorriso ao fim do tratamento.

Isso é feito por meio de alterações nas imagens e é um processo em conjunto entre dentista e paciente, que definirão quais pontos devem ser alterados e trabalhados durante o tratamento.

Resultados que são realmente personalizados

Além da possibilidade de antever o resultado final com uma precisão bastante alta, uma das vantagens do Digital Smile Design é a possibilidade de personalização do tratamento e, consequentemente, dos resultados obtidos com o seu término. Como conversamos, cada pessoa é completamente única e por isso, seus sorrisos também o devem ser.

O DSD trabalha exatamente com a proporção entre os elementos da face e as particularidades da vida de cada paciente, tornando cada tratamento completamente único e os resultados completamente personalizados para aquela situação. Assim, é muito mais fácil obter um saldo positivo e deixar todos felizes com o resultado final.

Aspecto mais natural ao resultado

Outra das principais vantagens da abordagem Digital Smile Design é a obtenção de um resultado extremamente natural. Sabemos que, muitas vezes, o aspecto artificial pode reduzir a satisfação dos pacientes com um tratamento, não é mesmo?

Essa conquista é feita por meio de estudos minuciosos da relação entre as estruturas faciais e a execução de várias etapas de tratamento, sempre observando as particularidades de cada paciente. Assim, fica muito mais fácil obter um resultado bastante equilibrado, harmônico e, consequentemente, natural.

Muito mais confiança e autoestima

Para muitos, o nosso sorriso é o nosso melhor cartão de visitas e é responsável por abrir inúmeras portas. De fato, pessoas que sorriem mais são mais bem-vistas, pois se mostram simpáticas e abertas ao contato e interação com outras pessoas. Por isso, sorrir é essencial para viver com qualidade e autoestima em nossa sociedade.

Infelizmente, muitas pessoas têm o receio de sorrir com frequência por não se sentirem confortáveis com o aspecto de seus sorrisos. Após o tratamento com a abordagem DSD, isso não será um problema: com tantos benefícios, é muito fácil ficar extremamente satisfeito e exibir toda a sua confiança por aí.

Preservação da saúde e da higiene bucal

Como mencionado anteriormente, o Digital Smile Design pode se relacionar a uma maior incidência dos cuidados bucais entre os pacientes. Isso acontece tanto pelo desejo de manter os resultados, o que é uma grande motivação, como pela conquista da autonomia durante os tratamentos.

A participação ativa dos pacientes no processo de decisão durante o DSD é fundamental para fazer com que eles percebam que podem e devem ter controle de suas saúdes. Assim, a autonomia é desenvolvida ou recuperada, incentivando um maior cuidado diário com a escovação, além de fazer visitas mais regulares ao consultório do dentista para check-ups.

Como ocorre e qual é a importância da participação e envolvimento do paciente no tratamento?

O Digital Smile Design envolve, de maneira ativa, os pacientes que optam por esse tipo de tratamento. Essa participação e esse envolvimento são incentivados e fazem parte dos pilares dessa abordagem, que leva a opinião pessoal de cada um deles completamente em consideração.

Durante as conversas, são compartilhados objetivos, desejos e expectativas entre paciente e a equipe de dentistas responsáveis pelo tratamento. Essa interação facilita as coisas e torna a abordagem muito mais efetiva, utilizando a tecnologia a favor de todos os envolvidos.

A longo prazo, esse tipo de atitude faz com que os resultados sejam muito mais satisfatórios e que o paciente termine o tratamento realmente confiante em sorrir. Além disso, faz com que ele ganhe mais autonomia e perceba que está em controle de sua vida e de sua saúde.

Com isso, é muito comum observamos que os pacientes que fizeram o tratamento Digital Smile Design se tornam muito mais conscientes de seu próprio organismo e passam a cuidar da saúde bucal com muito mais afinco e afinidade. Assim, os problemas causados pela falta de higiene ou pela pouca assiduidade nos consultórios odontológicos cai drasticamente.

Por fim, podemos citar a importância desse tipo de abordagem para a autoestima e qualidade de vida dos pacientes. Mais confiantes, eles conseguem encarar a vida com muito mais coragem e saem ganhando em suas vidas pessoais, profissionais e em vários outros âmbitos.

Qual é, afinal, o papel da tecnologia no Digital Smile Design?

O desenvolvimento da tecnologia foi fundamental para o avanço em diversas áreas. Com a odontologia isso não foi diferente e muitos aspectos se fundem quando falamos sobre a caminhada que levou o Dr. Coachman a criar o Digital Smile Design.

A tecnologia utilizada na primeira obtenção das imagens não é, por incrível que pareça, nada saído de um filme de ficção científica. Elas são tiradas a partir de câmeras digitais comuns, mas de qualidade, e consistem em cerca de três fotos (tiradas de ângulos específicos) ou filmagens que trazem detalhes da face, do sorriso e da boca dos pacientes.

Outras abordagens que podem ser utilizadas para a obtenção de tais imagens são as imagens radiográficas, também conhecidas como raios x, que trarão uma visão mais técnica e interna do que está acontecendo com aquele paciente, guiando o tratamento com muito mais precisão e abordando a situação por várias frentes diversas.

Com as imagens e vídeos em mãos, são criadas linhas no rosto do paciente, que serão posteriormente colocadas em um software 2D. Ele criará uma moldura do sorriso e do rosto do indivíduo, observando padrões e desenvolvendo uma base que posteriormente será utilizada em um programa mais avançado, que trabalha com imagens 3D.

É nessa etapa que a mágica começa a acontecer. Aqui, ocorre a digitalização do sorriso e de todos os outros aspectos da cavidade oral do paciente. Com isso, é possível antever quais serão os tratamentos utilizados e trabalhar as imagens de modo a conseguir uma boa estimativa do que está por vir.

Além disso, é possível fazer um test-drive do sorriso, também chamado de mock-up. Ele é um modelo completamente 3D obtido por meio da impressão e, após a sua aprovação pelo paciente, serão definidos definitivamente os tratamentos utilizados e a abordagem que será feita naquele caso específico.

Algumas consultas são necessárias para fechar todo o protocolo e definir os passos que serão tomados. Normalmente, na primeira são feitas as imagens e uma avaliação criteriosa do caso, além de um bate papo entre o dentista e o paciente, onde tudo será devidamente explicado e conversado.

Na segunda, é feita o test drive e mais questões serão discutidas, agora mais específicas e em relação aos procedimentos (como implantes, próteses e outros) que serão feitos para a obtenção do resultado observado no modelo. A partir daí, o trabalho começa.

O que é e como é feito o Smile Test?

Smile Test é o nome dado ao principal procedimento do Digital Smile Design, o de reconhecimento das principais características faciais que farão parte do resultado obtido ao final dos tratamentos.

Ele consiste na obtenção de imagens dos pacientes, seja por meio de vídeos ou fotos em sequência, para garantir uma visualização completa dos aspectos extra e intraorais existentes naquela pessoa em particular. Esse tipo de prática permite a visualização de elementos como o sorriso, a face e os dentes, criando uma relação entre todos eles.

A partir daí, fica muito mais fácil ter uma noção da extensão dos problemas e dos resultados que queremos obter. O paciente e o dentista sentam e conversam sobre os caminhos que desejam trilhar, suas expectativas e como conseguir alcançar tais objetivos por meio de tratamentos, definindo quais serão os protocolos utilizados.

Essa análise é feita utilizando a tecnologia e as imagens obtidas a partir dela, que devem ser calibradas com as proporções reais do paciente para facilitar a posterior visualização. A partir daí, são montadas as hipóteses em 3D e é feito o trabalho de modificação do sorriso de maneira digital.

Em seguida, todos esses conceitos são levados para a mesa e são discutidos os procedimentos que farão com que aquele resultado seja alcançado, traçando um plano de caminhos a trilhar para chegar no resultado final desejado por todos.

O que torna o DSD uma abordagem incrível?

Além de todas as tecnologias envolvidas no processo de obtenção do sorriso confiante e perfeito para cada paciente, o DSD é uma abordagem incrível pelo fato de ter o paciente como protagonista do próprio tratamento.

Nas abordagens convencionais, o paciente atua como um coadjuvante, normalmente aceitando aquilo que o dentista fala e muitas vezes sendo pouco informado sobre os processos e procedimentos subsequentes. No Digital Smile Design, no entanto, a situação é completamente diferente e o indivíduo está em controle do que será feito, opinando ativamente e participando de todas as etapas.

E aí, gostou de conhecer um pouco sobre o Digital Smile Design e ficar por dentro de algumas das principais características dessa abordagem? Esse tipo de aproximação entre o paciente e o próprio tratamento faz com que o resultado seja muito mais satisfatório e com que a qualidade de vida seja melhorada. O que está esperando? Converse ainda hoje com o seu dentista sobre o DSD e obtenha um sorriso muito mais confiante.

Gostou deste artigo? Se interessou pela abordagem do Digital Smile Design? Sabemos que são muitas informações e, portanto, em caso de perguntas, não deixe de entrar em contato com a gente! A nossa equipe está disponível para responder eventuais dúvidas e bater um papo com você sobre os mais diversos temas relacionados à odontologia. Estamos esperando!