Quem perdeu um ou mais dentes e quer sorrir sem medo e viver melhor pode se beneficiar com os diferentes tipos de implante dentário. A tecnologia desse tratamento está em constante evolução, devolvendo a estética, a autoestima e a qualidade de vida aos pacientes.

Para trazer ainda mais eficácia nestes tratamentos, as pesquisas nessa área trabalham para desenvolver materiais com mais qualidade, reduzir o tempo do procedimento e também para uma recuperação mais rápida e tranquila dos pacientes.

Preparamos este post para que você entenda em detalhes o que caracteriza o implante dentário, suas indicações, vantagens e os principais tipos existentes. Boa leitura!

O que caracteriza o implante dentário?

O implante dentário tem o objetivo de substituir um ou mais dentes na arcada e apresenta aparência, resistência e funcionalidade similar ao dente natural. O dispositivo é formado por duas partes:

  • pino — feito geralmente de titânio — que faz o papel de raiz do dente e, por isso, é colocado no osso da mandíbula ou maxilar, abaixo da gengiva;
  • coroa, que é, na verdade, o dente artificial e fica inserida em cima desse pino.

Para quais casos é indicado?

A cirurgia de implante dentário é indicada para pacientes que perderam ou extraíram um ou mais dentes e querem voltar a ter confiança para sorrir ou conversar, além de poder mastigar normalmente.

O tratamento também é indicado para pessoas que querem substituir as próteses móveis e, assim, ter mais qualidade de vida.

O procedimento pode ser feito por todas as pessoas, inclusive aquelas que perderam massa óssea. Isso porque existe a possibilidade do enxerto ósseo, feito previamente à cirurgia, que garante o suporte para o implante dentário.

Quais são suas vantagens?

Veja, a seguir, os benefícios desse tratamento:

  • qualidade de vida: permite a mastigação correta dos alimentos e previne problemas na digestão;
  • estética e autoestima: o paciente passa a ter um sorriso mais alinhado e harmonioso, o que melhora a vida social e profissional;
  • ganhos para a fala e a respiração;
  • alta durabilidade, quando o paciente adota bons hábitos de saúde bucal;
  • estabilidade: ao contrário das próteses móveis, os implantes ficam fixos na boca, o que traz segurança aos pacientes, sem interferência no paladar e sem dores ou outros incômodos por problemas de encaixe;
  • biocompatibilidade: o implante fica integrado ao osso, e as chances de rejeição pelo organismo são muito pequenas;
  • facilidade de higienização: o implante dentário é igual a um dente natural;
  • preservação da massa óssea: a falta de dentes pode provocar perda de massa óssea local, o que causa diversos problemas bucais e de saúde em geral. Com a colocação dos implantes, há preservação dessa estrutura.

Clique e agende sua avaliação

Quais são os principais tipos de implantes dentários?

Acompanhe, abaixo, as características dos diferentes tipos de implante dentário:

Implante osseointegrado

É o implante inserido no osso, abaixo da gengiva. Ele fica fixo na mandíbula ou na maxila e o organismo não o considera um corpo estranho. O procedimento é, geralmente, feito em duas etapas cirúrgicas: a colocação do pino e, depois de 4 a 6 meses — com o processo de osseointegração concluído —, é possível fixar o dente sobre ele.

Prótese protocolo

Para quem precisa repor vários dentes e quer evitar a insegurança e o desconforto das próteses móveis, a prótese protocolo é uma ótima opção. Ela é implantossuportada — fica fixa sobre 4 a 8 implantes e só pode ser retirada pelo dentista. Garante a estética do sorriso e conforto para o paciente.

A prótese protocolo só exige uma atenção maior no momento da higienização oral, visto que os dentes são conectados e podem reter com mais facilidade os restos de alimentos.

Prótese overdenture

É uma prótese total, mas que fica estável — encaixada sobre 2 ou 4 implantes, em média — na arcada superior ou inferior. Também é conhecida como “dentadura fixa”, pois traz segurança para se alimentar, sorrir e falar, e ainda tem a vantagem de facilitar a limpeza, pois pode ser retirada pelo paciente.

Implante com carga imediata

Quando se fala de carga imediata, é possível fazer o tratamento de colocação do implante dentário de uma vez só: colocar o pino e o dente em um mesmo dia ou em algumas semanas.

Implante com cicatrização rápida

É um dos tipos de implante dentário mais tecnológicos, por conta da cicatrização rápida. O processo de osseointegração, em vez de durar 6 meses, é reduzido para cerca de 30 a 90 dias (dependendo da condição óssea do paciente). Assim, o tratamento é realizado em muito menos tempo do que o método tradicional.

A tecnologia está na superfície do material do pino, que é hidrofílica, ou seja, atrai água. Como grande parte do sangue é formada por água, ele é atraído para o implante, acelerando o trabalho das células ósseas e, portanto, a osseointegração.

O que é o guia cirúrgico para implante sem corte?

Muita gente tem medo de colocar um implante dentário por conta da cirurgia. No entanto, você sabia que dá para fazer o procedimento sem cortes? O guia cirúrgico para implante faz uso de um planejamento digital — em tecnologia 3D — e, com o auxílio de exames de tomografia, o dentista realiza essa cirurgia com menor dosagem de anestesia e sem o uso de bisturi ou necessidade de pontos.

A técnica utiliza a nanotecnologia e permite ao profissional saber, com precisão, o local correto do implante. É, portanto, uma cirurgia menos invasiva. Para o paciente é um tratamento mais confortável, sem sangramento e inchaços, e como a cicatrização é mais rápida, a recuperação torna-se bastante tranquila.

Nesse processo as próteses são confeccionadas em impressoras 3D, no modelo CAD/CAM, com precisão absoluta, o que traz uma qualidade superior ao procedimento do implante dentário.

Os implantes dentários atendem aos mais variados casos e transformam a vida dos pacientes, que passam a ter mais bem-estar e podem sorrir com confiança novamente. Procure uma clínica especializada, que acompanhe as últimas tecnologias dessa área, e veja os resultados surpreendentes desse tratamento.

Ficou interessado em colocar implantes dentários? Entre em contato conosco! Você também pode acessar o agendamento online e marcar uma avaliação na unidade Sorrisus mais próxima!

Clique e agende sua avaliação