Você sabia que a estética do sorriso é construída com a harmonia de dentes, lábios e gengivas? Dessa maneira, além de uma dentição alinhada e mais clara, você pode transformar sua aparência modificando também o tamanho e posicionamento do tecido gengival — com uma técnica chamada de gengivoplastia.

É uma cirurgia de pequeno porte, realizada pelo dentista, que vai harmonizar o rosto e também elevar sua autoestima. É indicada, em muitos casos, como uma das etapas para a realização de outros tratamentos estéticos — como o de facetas de porcelana e lentes de contato dental.

Desenvolvemos este post para que você entenda melhor como é a gengivoplastia, em quais casos ela é recomendada, os cuidados pré e pós-operatório, bem como a importância de procurar uma equipe multidisciplinar para um tratamento seguro e de sucesso!

O que é gengivoplastia?

É um procedimento conhecido também como plástica gengival, realizado pelo cirurgião-dentista no consultório. O objetivo é a beleza do sorriso com a intervenção no contorno e tamanho da gengiva, deixando-a com um aspecto mais suave e natural. O profissional capacitado para realizar essa cirurgia é o periodontista, especializado em tratamentos da área da gengiva.

É uma cirurgia, mas o paciente pode ficar tranquilo, pois recebe anestesia local, ou seja, não sentirá dor durante o procedimento. O cirurgião-dentista faz a remoção da gengiva com uma lâmina de bisturi ou a laser e reconstrói seu contorno ao redor dos dentes.

É feita a retirada do excesso de tecido gengival ao redor dos dentes com o objetivo de aumentar sua coroa e deixar o sorriso mais harmônico. Em muitas situações, trata-se de uma das etapas para a realização de outros tratamentos estéticos.

Algumas celebridades se submeteram à gengivoplastia e passaram a exibir um sorriso mais bonito — é o caso do jogador Ronaldinho Gaúcho e das atrizes Glória Pires e Grazi Massafera.

Quais são as indicações para a cirurgia?

É um tratamento direcionado para pessoas que têm a estética do sorriso comprometida com o aspecto gengival. O excesso de gengiva pode ser decorrente de fatores genéticos, utilização de algumas medicações ou até mesmo de alterações hormonais.

Acompanhe a seguir os casos para os quais a gengivoplastia é indicada:

  • pacientes que têm o sorriso gengival alto — a gengiva é muito grande e chega a aparecer de forma exagerada quando a pessoa sorri, prejudicando a estética;
  • hiperplasias decorrentes de tratamentos ortodônticos ou de uso de determinadas medicações;
  • pequenas correções gengivais;
  • nivelamento gengival — para casos de gengiva irregular, o que dá a impressão de que alguns dentes da arcada são maiores do que outros. É uma situação que impacta negativamente na aparência do indivíduo.

Contraindicações da gengivoplastia

Para realizar o procedimento, o paciente não pode apresentar nenhum problema de saúde bucal, como cáries, gengivite ou periodontite. Nessas situações, o dentista precisa realizar esses tratamentos anteriormente para que a boca esteja saudável e pronta para a cirurgia de plástica gengival.

É importante destacar que a gengivoplastia é contraindicada para alguns casos, como:

  • fumantes;
  • gestantes;
  • problemas de coagulação;
  • diabetes descompensada;
  • hipertensão descompensada.

Por isso, é fundamental procurar uma clínica com profissionais especializados — que farão uma avaliação bucal completa — certificando-se de a cirurgia é ou não indicada para cada situação.

Clique e agende sua avaliação

Por que procurar uma equipe multidisciplinar para realizar esse procedimento?

A gengivoplastia é um procedimento que envolve a saúde e estética do paciente, por isso é essencial uma inter-relação entre os profissionais para o sucesso do tratamento.

A equipe multidisciplinar torna-se importante principalmente quando a cirurgia de reconstrução da gengiva é a primeira etapa para outros procedimentos, ou seja, existe a necessidade de ser atendido por mais de um especialista para um tratamento completo.

O paciente fica mais seguro e confortável ao realizar todos os procedimentos na mesma clínica, visto que os profissionais seguem a mesma conduta nos atendimentos e conhecem de forma aprofundada seu caso.

Importância de profissionais especializados

O paciente deve ter a precaução de procurar uma clínica com dentistas especializados, já que a gengivoplastia requer diagnósticos e planejamentos precisos pois, na maioria das vezes, é um procedimento irreversível.

Apesar de ser uma cirurgia com poucas complicações, a ausência de planejamento estético, por exemplo, pode resultar em um recorte indevido das gengivas. Além disso, pode acontecer sangramento ou hemorragia quando a técnica não é realizada corretamente ou quando o paciente não colabora com os cuidados pós-operatórios, como mostraremos no próximo tópico.

Quais são os cuidados no pré e pós-operatório?

Como toda cirurgia, é fundamental que o paciente realize os cuidados pré e pós-operatório para garantir mais segurança no procedimento, além de ter uma recuperação mais rápida e evitar contratempos com a cicatrização.

Pré-operatório

  • anamnese para avaliação da condição sistêmica do paciente;
  • exame clínico;
  • inspeção bucal;
  • controle de placa bacteriana de forma rigorosa;
  • uso das medicações prévias prescritas pelo dentista.

Pós-operatório

  • a alimentação deve ser líquida e pastosa nos primeiros dias, evitando alimentos quentes;
  • evitar esforço físico intenso;
  • evitar exposição solar;
  • não fumar;
  • não ingerir bebidas alcoólicas;
  • fazer uso adequado da medicação prescrita pelo dentista;
  • fazer a higienização bucal de acordo com as orientações do profissional, tomando cuidado para não passar a escova no local da cirurgia.

Qual é a relação entre gengivoplastia e autoestima?

A gengivoplastia traz ganhos não só para a saúde, mas também para a aparência e harmonia do sorriso. A intervenção diminui as bolsas gengivais, corrige pequenas imperfeições e devolve a anatomia do sorriso.

Assim, após a cirurgia, as pessoas passam a sorrir com mais confiança e segurança. Dessa maneira, é um procedimento que tem um impacto significativo na autoestima e bem-estar, pois o indivíduo passa a gostar mais de si mesmo, o que é bastante positivo para seus relacionamentos e até para a vida profissional.

A gengivoplastia modifica o aspecto da gengiva e tem como resultado um sorriso mais harmônico. É uma cirurgia simples, porém é fundamental procurar por profissionais especializados na técnica para que você realize o procedimento com tranquilidade e tenha um resultado de qualidade.

Ficou interessado em fazer a plástica gengival? Entre em contato com a clínica Sorrisus, que conta com uma equipe multidisciplinar para que você receba o melhor atendimento!

Clique e agende sua avaliação