Ter um sorriso confiante — aquele que nos deixa satisfeitos e com a autoestima elevada — é o desejo da maioria das pessoas. No entanto, parte delas tem esse sonho minado pela vergonha de usar aparelho dentário. Mas, então, o que fazer?

O alinhamento da posição dos dentes vai muito além da questão estética: ele também corrige a mordida, a deixa funcional e facilita a higienização bucal. Sendo assim, o aparelho ortodôntico é fundamental para quem quer estar com o sorriso em dia.

Você precisa de aparelho ortodôntico, mas ainda tem receio de como será? Então continue a leitura, pois neste post trouxemos 6 motivos para usar e abusar desse recurso. Confira!

1. Aumento da autoestima

A autoestima é a nossa capacidade de gostar de nós mesmos do jeito que somos: tanto da nossa personalidade quanto do nosso físico. Às vezes, é preciso dar uma força extra na natureza e tomar providências para melhorar a nossa aparência quando algo não está como gostaríamos.

Parte das pessoas com dentes desalinhados convive muito bem com eles. Mas se isso incomoda, o ideal é buscar uma forma de melhorar a questão. Nesse caso, o uso do aparelho ortodôntico é uma solução eficaz.

Um sorriso alinhado e bonito é capaz de aumentar a autoestima. Assim, a pessoa tem mais prazer com aquilo que vê no espelho. Portanto, essa é uma ótima razão para esquecer a vergonha de usar aparelho ortodôntico e se sentir feliz consigo.

2. Funcionalidade do sorriso

Muita gente acha que alinhar os dentes é somente caso de estética. Porém, isso é um grande engano! Você sabia que a mordida errada pode trazer diversos problemas para a saúde? Pois é! Ela afeta a fala, a respiração e a mastigação.

Além disso, é responsável por dores de cabeça e disfunção da ATM — articulação flexível que nos permite abrir e fechar a boca. Tudo isso por conta da má oclusão que pode ser corrigida por meio do tratamento ortodôntico.

Se você apresenta esse problema, não deixe de consultar um ortodontista para avaliação do seu quadro, já que isso só tende a agravar se não for tratado corretamente.

3. Modernização do aparelho

É comum as pessoas associarem o uso do aparelho ortodôntico com longos anos de tratamento e com as temidas dores. Por isso, muitas preferem deixar o sonho do sorriso confiante de lado em vez de seguir com o procedimento.

Para estes, temos uma ótima notícia: com a modernização das técnicas é possível ter dentes alinhados e corrigir a mordida sem passar por incômodos e desconfortos excessivos.

É isso mesmo! Hoje em dia, os métodos são mais sofisticados a ponto de reduzir, e muito, a ocorrência de dor no tratamento. Os avanços em técnicas e tecnologias estão relacionados ao fato de que não é preciso tanta força para fazer os dentes se moverem.

Os materiais utilizados são mais leves e anatômicos, mesmo nos aparelhos fixos convencionais. Além do mais, você pode contar com o aparelho autoligado ou com o invisível, por exemplo. Eles cumprem o papel mais rápido e com bem menos dor!

4. Alternativas estéticas

Mais uma grande barreira para quem tem vergonha de usar aparelho dentário é a questão da estética, principalmente para os adultos. A maioria se incomoda com o sorriso metálico dos aparelhos tradicionais, por achar, por exemplo, que ele dá um ar juvenil demais.

Graças à tecnologia na odontologia, esse problema foi resolvido! Existem dois tipos de aparelhos estéticos: os com bráquetes em materiais claros ou transparentes, como safira e porcelana, e os invisíveis.

O aparelho invisível na verdade é um conjunto de placas sequenciais transparentes, semelhantes às moldeiras. Elas se encaixam perfeitamente nas arcadas, o que confere uma discrição incrível! As pessoas só conseguem perceber que o paciente está usando se chegarem muito perto.

Por isso, se você ainda não se rendeu ao tratamento ortodôntico por causa dos metais que atrapalham a estética, fique tranquilo que esse problema não precisa existir mais. Basta procurar um dentista de confiança que ofereça esses tipos de aparelhos.

5. Autoconfiança e oportunidades

A autoconfiança é essencial para conquistarmos nossos objetivos, sejam profissionais ou pessoais. Sem ela, não conseguimos a segurança necessária para enfrentar os desafios que temos pela frente.

Para nos deixar autoconfiantes, nada é melhor do que uma autoestima elevada. Dessa maneira, somos encorajados a buscar novas oportunidades, como um cargo melhor no emprego, ou conquistar o grande amor.

Sabendo disso, ter um sorriso com que você se sinta bem é fundamental para aumentar tanto a autoestima quanto a autoconfiança. Está esperando o que para deixar de lado a vergonha de usar aparelho dentário e ter mais bem-estar?

6. Dentes saudáveis

Antes de qualquer questão estética, a saúde bucal vem em primeiro lugar, concorda? Manter os cuidados com a higiene da boca é a garantia de dentes fortes e gengivas saudáveis para toda a vida. E isso também é uma das razões para usar aparelho dentário. Quer saber como?

O apinhamento dos dentes — condição em que os dentes nascem tortos e sobrepostos — dificulta muito a higienização bucal completa. Isso porque fica difícil a escovação alcançar entre os dentes e, até mesmo, passar o fio dental corretamente.

O resultado disso? Mau hálito, propensão a cáries e gengivites. Todos esses são problemas que podem ser resolvidos com o tratamento ortodôntico, pois com os dentes alinhados a limpeza bucal é mais fácil e eficiente.

Viu como um sorriso confiante pode fazer a diferença na sua vida? Com os dentes alinhados você tem mais autoestima e autoconfiança e fica com a saúde bucal em dia. Além disso, com as novas tecnologias é possível conquistar esse sonho de maneira mais confortável e discreta.

Sendo assim, procure uma clínica odontológica de excelência que ofereça um atendimento personalizado, equipamentos de última geração e profissionais qualificados. Saiba que a vergonha de usar aparelho dentário é temporária, mas a felicidade de um sorriso que você se sinta satisfeito é para sempre!

Agora que você já conhece as 6 razões para usar aparelho ortodôntico, que tal ler um artigo que tem tudo a ver com o assunto? Afinal, a boa aparência ainda faz diferença. Leia o nosso post e saiba mais sobre isso!

Clique e agende sua avaliação