Saber exatamente como usar o fio dental no dia a dia é um passo fundamental para garantir um sorriso bonito e com saúde. O item, que normalmente está associado à higienização bucal, atua como um complemento da escovação e deve ser utilizado diariamente após todas as refeições principais.

Com base nisso, vamos desenvolver mais o assunto e falar tudo o que é necessário saber sobre o fio dental, incluindo o que ele é, quais são os principais tipos existentes e qual é a sua importância para a limpeza e a manutenção da saúde bucal. Ainda vamos apresentar dicas incríveis para que você aprenda a utilizá-lo corretamente. Ficou curioso? Então, leia este conteúdo!

Afinal, o que é o fio dental?

Como o próprio nome já diz, o fio dental é um fio longo usado para complementar a higienização bucal, utilizado antes ou depois da escovação.

O ideal é conhecer todos os tipos existentes e optar por aquele que mais se adapte às suas necessidades, garantindo conforto e segurança no uso. De uma forma geral, ele atua removendo placas bacterianas, sujeiras e resíduos alimentares que se alojam em locais de difícil acesso, como entre os dentes e na região subgengival.

Quais são os tipos de fio dental existentes?

No mercado, existem diferentes tipos de fio dental. Normalmente, a escolha deve ser baseada nas características do produto, já que ele precisa se adaptar às suas necessidades. Veja quais são os principais:

  • fio de filamento: também conhecido por fita dental ou fio de filamento único, esse modelo tem características similares a uma fita, ou seja, tem o fio mais largo e achatado. É bastante resiste e desliza com facilidade. Por isso, é indicado para pessoas que têm pouco espaço entre os dentes;
  • fio de multifilamento: normalmente feito com nylon, esse tipo caracteriza-se pela junção de vários filamentos em um formato cilíndrico. É um modelo bastante maleável, que se adapta bem ao contorno dos dentes e, por esse motivo, é recomendado para pessoas que têm dentes sobrepostos. No entanto, é importante usá-lo com cautela, já que é um modelo delicado e que pode desfiar;
  • fio com cera: caracterizado por ter uma camada de cera na parte externa do fio, seja ele monofilamento ou multifilamento. Esse modelo deve ser usado por pessoas que sentiram incômodos ou dificuldades ao utilizar os tipos tradicionais, uma vez que a cera suaviza a passagem do fio entre os dentes e o ajuda a deslizar.

Qual é a importância do fio dental?

Indispensável para complementar a higiene bucal, em parceria com a escova de dentes e com o enxaguante bucal, o fio dental oferece ainda outras vantagens quando utilizado frequentemente. São elas:

  • limpeza total da região bucal, em especial sob a gengiva e nas regiões interdentais;
  • remoção de placas bacterianas e do biofilme dental, que podem gerar uma série de complicações;
  • proteção dentária contra a ação da placa bacteriana, prevenindo problemas como o mau hálito, o tártaro, as cáries e a gengivite;
  • prevenção de problemas futuros mais graves, como doenças periodontais e comprometimento da estrutura óssea dentária.

Como usar o fio dental adequadamente?

Usar o fio dental diariamente é importante, no entanto, mais importante que isso é utilizá-lo de forma adequada. Afinal, de nada adianta usar um instrumento se você está fazendo errado, certo?

É fundamental mencionar que só assim o fio dental consegue realizar uma limpeza efetiva, mantendo o sorriso saudável e bonito. Todavia, é essencial que a escovação seja feita adequadamente, que a língua também receba cuidados de higiene e, mais que isso, que você se consulte periodicamente com profissionais da odontologia. Somente eles são capazes de realizar procedimentos de avaliação, prevenção, manutenção e tratamento, que garantirão mais saúde, beleza, autoestima e bem-estar.

Veja agora dicas infalíveis para usar o fio dental corretamente!

1. Utilize o fio dental sempre após as refeições

Cientificamente, não há relatos e estudos que comprovem a necessidade de usar o fio dental antes ou depois da escovação. Por isso, o importante é utilizá-lo diariamente após as refeições principais, independentemente do momento.

A diferença entre as situações é que se você utilizar o fio dental primeiro, ele vai remover resíduos alimentares e placas bacterianas. Depois, a escova passa removendo o restante. Agora, se usá-lo depois da escovação, ele vai atuar removendo resíduos que a escova dental não conseguiu alcançar.

2. Mantenha uma rotina de uso

Pelo fato de o período necessário para usar o fio dental ser um pouco maior e mais delicado, ele é deixado de lado por um número elevado de pessoas. Entretanto, o uso diário e regular (sempre após as refeições principais) é imprescindível para que ele atue com eficácia.

Por isso, inclua esse passo em sua rotina e faça com que ele seja realizado com naturalidade. Com o tempo, os resultados serão visíveis.

3. Realize movimentos com leveza

Não é o uso da força que promove a limpeza bucal, mas sim a leveza nas mãos e a utilização nos locais adequados. Assim, busque passar o fio dental com delicadeza, deslizando-o de baixo para cima sem excesso de pressão.

Vale mencionar que o uso de força pode gerar ferimentos, sangramento na gengiva e complicações mais graves, como inflamações e infecções.

4. Siga os passos corretamente

Outro ponto essencial é seguir os passos básicos:

  • pegue um pedaço do fio, enrole aproximadamente 40 cm nos dedos anelares ou médios das duas mãos e deixe cerca de 10 cm de fio entre eles;
  • em seguida, realize movimentos suaves de deslize entre os dentes e continue fazendo movimentos de vai e vem, como se o fio abraçasse o dente;
  • chegue com o fio dental até a gengiva para remover o excesso de sujeira, mas não aplique força para não machucar a região;
  • limpe um dente por vez, sempre rodando o fio entre os dedos para que, a cada dente, o fio esteja limpo e possa higienizar o local.

5. Conte com a orientação e o acompanhamento de um profissional

Por fim, ter um profissional de confiança é mais um detalhe superimportante. O dentista é capaz de sanar qualquer dúvida relacionada à forma de uso, ao tipo e à frequência de utilização do fio dental.

Por esse motivo, busque profissionais capacitados, que tenham qualidade no atendimento, contem com tecnologia avançada e garantam a orientação e o acompanhamento nos procedimentos odontológicos de que você precisar.

Agora que você já sabe como usar o fio dental e quais são os seus benefícios, aproveite as informações para ter um sorriso cheio de saúde e de beleza.

Quer continuar se informando? Então, aproveite a visita e descubra também como manter a sua saúde bucal em dia!